Subsecretaria de Equidade, Diversidade e Inclusão Social
Líderes e participantes da equipe
Custódio Almeida (UFC), Matilde Ribeiro (UNILAB), Raimundo N Costa Filho (UFC)
Objetivo do projeto
- Criação de uma subsecretaria de EDI (Equidade, Diversidade e Inclusão Social) que cuidará da adesão das políticas públicas e, entre outras atribuições, fará a certificação de EDI para as instituições de ensino técnico e superior do Estado do Ceará.
- Equidade e a mentalidade de equidade são encontradas em instituições e indivíduos que entendem que, embora o talento seja distribuído uniformemente, as oportunidades de exercê- los não o são.
- Diversidade representa a presença de diferenças demográficas em ambientes acadêmicos e de pesquisa. Colocamos ênfase nas questões de gênero e na diversidade étnico-racial, e estamos especialmente interessados em suas interseções e com outras identidades sub representadas.
- Inclusão garante que todos, independentemente de suas origens ou identidades socioculturais, se sintam pertencentes a um determinado ambiente, seja uma sala de aula, disciplina, laboratório, departamento acadêmico, escola ou universidade.
Justificativa
Investir na ampliação do acesso a educação nos níveis de graduação e de pós-graduação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – CTEM. Esse acesso é vedado para muitos estudantes, devido às barreiras sistêmicas enfrentadas por pessoas e instituições. Entre outros investimentos, buscamos apoiar as instituições de educação básica e superior que implantem ações afirmativas de atendimento às minorias ou maiorias minorizadas, além de instituições de educação superior com um histórico comprovado de inclusão na graduação de estudantes negros, mulheres, indígenas e de baixa renda. Este apoio e orientação às instituições pode ser concretizado por meio de uma subsecretaria de Educação Científica e Tecnológica, Inclusão Social e Diversidade, no âmbito da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará – SECITECE.
Etapas de Implantação
Etapa | Descrição | Stakeholders |
01 | Buscar na comunidade acadêmica do Estado do Ceará três nomes que representem as mulheres, negros e índios e pessoas de baixa renda para formar a estrutura da subsecretaria. | SECITECE/ IES |
02 | Após a escolha da equipe, determinar as metas que o Estado pretende atingir em EDI. | SEDIS |
03 | Com as metas definidas, determinar o certificado de EDI. Esse certificado deverá ser usado como indicador de qualidade das IES | SEDIS/IES |
Resultados
O principal resultado que esperamos da criação da subsecretaria será o mapeamento dos índices de EDI das IES cearenses. Isso vai gerar uma política de EDI para todo o estado.
Próximos passos
Com a criação da subsecretaria, o mapeamento dos índices e as ações, será necessário fazer uma avaliação sazonal das medidas e ajustá-las.
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