JOGUIN – REDE DE INOVAÇÃO EM JOGOS

 

Líderes e participantes da equipe

Daniel Gularte (Instituto Bojogá), Arison Uchoa (ASCENDE), Daniel Feitosa (IGDA), Lavinia Morais (IFCE), Luciene Lima (UVA)

Objetivo do projeto

Criação de uma rede estadual de inovação em jogos utilizando tecnologias imersivas e interativas, com foco prioritário em espaços de acolhimento, inclusão, fruição e letramento digital, além do desenvolvimento social e econômico da população, envolvendo a cultura digital e a gamecultura. Será o ponto de encontro de crianças e jovens, seus amigos e familiares, que vão interagir com metaverso, realidade virtual e aumentada, games do passado e do presente e produzir conhecimento para a construção da melhor versão do cearense, que irá transformar a sua realidade.
Com ações estratégicas, a rede receberá demandas de empresas, indústrias e secretarias de Estado e seus programas, que desejam fazer uso dos jogos para melhorar processos e produtos, investindo na Indústria de jogos cearense e estimulando sua internacionalização como polo nacional de desenvolvimento. A rede também apoiará programas de protagonismo dos jovens usando jogos, formação de competências no setor de games, apoio ao desporto eletrônico, produção de conteúdo e conhecimento e o desenvolvimento de soluções em jogos de impacto, gerando oportunidades para desenvolvedores cearenses.

Justificativa

A indústria de jogos do Ceará nasceu ainda em meados dos anos 80, com o trabalho de desenvolvedores independentes que, assim como em todo o mundo, criam de forma caseira seus jogos para vender por correio. As produções intelectuais logo ajudam a desenvolver os primeiros grupos de estudo de jogos nos anos 90. Com a popularização da Internet, os anos 2000 se apresenta como a década da criação dos primeiros grupos da sociedade civil organizada em Gamedev e os primeiros cursos de graduação do Estado. Os anos 2010 consolidou projetos em tecnologias de jogos, eventos e fóruns.

Em 2020, a pandemia obrigou prematuramente a adoção das tecnologias e cultura digitais em um movimento sem volta. Isto demandou das instituições públicas e privadas uma aceleração na relação entre interações sociais e econômicas entre pessoas, produtos e serviços. Os jogos, como uma das plataformas que mais cresceram durante esse período, bem como um universo acostumado com o engajamento e a transformação digital promovido pela gamecultura, se mostra como uma ascendente alternativa para atender as demandas do novo Governo que se apresenta em 2023 e adiante.

Assim sendo, as propostas apresentadas a seguir garantem transversalidade e integração com a academia, os centros de inovação do Estado, as secretarias de governo envolvidas, as empresas do setor, professores, pesquisadores e a juventude que deverá protagonizar o agora digital e transformador cenário digital do Ce.

Etapas de Implantação

Etapa Descrição Stakeholders
 

 

1

Apoiar espaços de fruição e formação em tecnologias de jogos no Ceará em parceria com secretarias de Cultura e Turismo, com ações de acolhimento e conexão entre cidadão e tecnologias  disruptivas voltados à transformação digital do cearense e seus agentes, ajudando na construção de pautas participativas e inovadoras das cidades inteligentes.  

SETUR, SEDUC, SECITECE, SECULT

 

 

1.1

Criar faróis de inovação em Jogos nos pólos e clusters mapeados com o objetivo de identificar problemas setoriais, promovendo diálogos com a juventude, desenhando soluções e promovendo cidades inteligentes com a transformação digital pelos jogos para o bem-estar, saúde, felicidade, redução da desigualdade, cidadania e educação do cidadão cearense.  

SECITECE, SEDET, ASCENDE, IGDA

 

1.2

Apoiar iniciativas de inclusão e letramento digital para o cidadão usando jogos, metaverso e inovações tecnológicas, construindo vivências e experiências transformadoras, colaborativas e de desporto nas escolas, centros comunitários, CVTs e pontos de cultura. SEDUC, SECULT, SECITECE,

Sistema S

 

 

1.3

Estabelecer conexões entre as Políticas Públicas do Distrito Criativo de Fortaleza com o Setor de Jogos, constituindo um reforço a posição de Fortaleza como Cidade Criativa do Design e estabelecendo ações mais eficientes no incentivo ao estabelecimento de um Polo de Desenvolvimento de Jogos no Ceará SEDET, SECITECE, SECULT, ASCENDE
 

2

Incluir no Programa Cientista chefe e Jovem Cientista Chefe laboratórios experimentais de jogos para impulsionar projetos de estudantes e profissionais, fornecendo infraestrutura, conectividade e bolsas.  

FUNCAP, IGDA, IFCE,

2.1 Apoiar  programas  de  pesquisa,  preservação,  memória  e   divulgação FUNCAP,
 

3

Apoiar iniciativas já estruturadas para o desenvolvimento do ecossistema de jogos em suas dimensões mercadológicas e de desenvolvimento industrial científica do Ecossistema de Jogos e seus achados (acervos, pesquisa histórica e aplicada, metodologias, casos de uso, canais de produção de conteúdo diversos), integrando os agentes do ecossistema em todo o Estado com o mundo. SEBRAE, SEDET, ASCENDE, SECULT, IPHAN
 

3.1

Atribuir ao Plano Setorial da Indústria de Jogos e demais Planejamentos Setoriais existentes no setor o caráter norteador para a atuação das instituições públicas para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva, econômica, social e cultural de Jogos. ASCENDE, SEDET, SECITECE, SECULT
 

3.2

Inserir a Linguagem de Jogos como parte dos produtos possíveis no Programa de Clusters Econômicos de Inovação, viabilizando a entrada de projetos baseados predominantemente no seu potencial lúdico para a solução de problemas identificados nos ecossistemas regionais.  

SEDET, SECITECE

 

3.3

Apoiar iniciativas para o estabelecimento de legislações sobre a Indústria de Jogos, considerando as premissas e interesses trabalhados no ecossistema cearense, uma vez que os mesmos diferem de abordagens seguidas em escala nacional  

Gabinete, ASCENDE

 

 

3.4

 

Promover o estabelecimento de Clusters de Desenvolvimento de Jogos com base nas iniciativas de expansão já em curso de polos de Inovação, Tecnologia e Economia Criativa no Ceará

SEBRAE, SEDET, SECITECE, ASCENDE, IGDA
 

4

Apoiar iniciativas de formação de jovens profissionais de jogos, que desenvolvam suas competências técnicas e comportamentais, construindo a melhor versão do jovem cearense: mais solidário, antenado e engajado.  

SEDUC,      IFCE, IGDA

 

4.1

Criar curso técnico de tecnologias de jogos, dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de jovens para atender diversas demandas do ecossistema, formando mão de obra competitiva nos eixos  do mercado. SEDUC, SECITECE,

Sistema S

4.2 Criar cursos de pós-graduação em tecnologias de jogos, visando formar especialistas para a academia. SECITECE,

Academia

 

 

5

Criar o Observatório de Jogos do Ceará, mapeando pessoas, instituições e produções do ecossistema em uma plataforma de dados inteligente que vai ajudar a tomada de decisões, a cooperação estratégica, a inteligência competitiva e a consolidação de informações e  produção de fóruns, artigos, eventos e premiações. SEDET,

Câmaras Setoriais, SECITECE, ASCENDE

 

Resultados

120 dias

  • Estabelecer parcerias institucionais para a execução de ações de referência já existentes para a Indústria de Jogos do Ceará, como o PROGRAMA SEBRAE DE GAMES, e outros mapeados a partir das necessidades deste documento;
  • Criar o primeiro Polo de Inovação em Jogos do Brasil no Ceará, baseado em premissas já estabelecidas por incentivos governamentais e articulações públicas existentes, integrando ações propostas neste documento;
  • Apresentar um desenho de Política Pública de Estado que possa apoiar o desenvolvimento intersetorial sustentável dos Jogos no Ceará, a transformação digital com jogos e as oportunidades de melhoria do cidadão cearense;
  • Construir e oferecer o curso de Tecnologias de Jogos nas 123 Escolas Estaduais de Ensino Integral, perfazendo 1800 horas, parque de computadores gamedev e escritório de projetos integradores;
  • Reconhecimento dos jogos como alternativas tecnológicas viáveis para soluções de problemas em Transformação digital e Cidades Inteligentes em governos e empresas, mediante ações estratégicas de aproximação dos agentes do Ecossistema e seus gestores;
  • Aprovação de linhas de pesquisa e projetos de jogos pela FUNCAP junto a programas de fomento em PD&I que destinam bolsas e custeio para pesquisadores;

Até 4 anos

  • Capacitar 100% dos professores das 725 escolas estaduais de ensino médio no Estado do Ceará em inovações tecnológicas e uso das tecnologias de jogos (25% por ano) a serem usadas em sala de aula.
  • Ter pelo menos 5 cursos profissionalizantes de jogos instalados no Ceará.
  • Ter pelo menos 2 cursos de pós (capital e Interior) em jogos.
  • Construir um Centro de Referência da Indústria de Jogos, capaz de concentrar ações de capacitação, incubação e operacionalização de empresas da Indústria de Jogos no Ceará, atraindo investimento externo e servindo como referência para o contato institucional com parceiros internacionais para financiar projetos no Ceará;
  • Instalar em pelo menos 5 cidades cearenses espaços de inclusão, letramento e fruição em jogos para o cidadão refletir, discutir e desenvolver sua cidadania a partir das vivências do lugar.
  • Produzir pelo menos 20 novas propriedades intelectuais de jogos e diversas produções científicas, divulgadas em sites, podcasts e artigos para simpósios, congressos e eventos de referência.
  • O Observatório dos Jogos faz mapeamento do setor, ajudando as decisões de secretarias de planejamento. Lança o anuário dos jogos, em parceria com seus parceiros. Apoia eventos de jogos ajudando no calendário anual do Ecossistema, celebrando anualmente seus principais acontecimentos em festival de fim de ano.

Próximos passos

  • Constituir o GT permanente da Rede de Inovação Ceará Jogos, com participação das representações do Ecossistema (Associações, Institutos, Fundações, Universidades, sociedade civil), para definir articulações com projetos atuais e calendário de ação com o Governo e suas secretarias.
  • Apresentar projeto orçamentário das iniciativas para os primeiros 120 dias.
  • Definir uma OS como responsável pelo contrato de gestão dos programas propostos.
  • Fazer projeto do primeiro equipamento da Rede de Inovação Ceará Jogos e definir seu funcionamento.

Participe Deste Projeto 

Use a aba de comentários abaixo e vamos discutir os melhores caminhos, as demandas e as possíveis iniciativas relacionadas a este projeto. Vamos colaborar!

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