ACATA: Agentes CTAEM (ciência, tecnologia, artes, engenharia e matemática)
Líderes e participantes da equipe
Francisca Jeanne Sidrim de F Mendonça (URCA) e Raimundo Nogueira da Costa Filho (UFC)
Objetivo do projeto
A Criação de agentes de CTAEM (ciência, tecnologia, artes, engenharia e matemática) tem como objetivo mapear e apresentar soluções para os problemas de aprendizado nas referidas áreas, das escolas de nível fundamental e médio no estado do Ceará.
Os agentes atuarão identificando as carências e dificuldades do ensino de ciências e matemática e promovendo palestras de popularização da Ciência e da Tecnologia. Além disso, os agentes poderão identificar as vulnerabilidades dos diversos grupos excluídos dos saberes e fazeres em C&T.
Busca-se com esta proposta apoiar as instituições de educação básica e superior que implantem ações afirmativas de atendimento às minorias ou maiorias menorizadas, além de instituições de educação superior com um histórico comprovado de inclusão na graduação de estudantes negros, mulheres, indígenas e de baixa renda.
Justificativa
As dificuldades no aprendizado de ciências e matemática não são uniformes em todo o estado do Ceará. Existem diferentes características nas diversas regiões. Assim, a necessidade uma determinada região pode ser de professor, pode ser de laboratório, uma outra região pode ter carência de material bibliográfico, entre tantas outras possibilidades. Dessa forma, para que as medidas a serem tomadas pelo Governo do Estado sejam mais efetivas precisamos fazer uma leitura muito clara dessas dificuldades. Além do aspecto de aprendizado em geral, precisamos saber o desempenho de crianças dos grupos excluídos de c & T em todos os níveis.
Para conseguirmos tais informações precisamos dos agentes de ciência, artes, tecnologia e matemática.
Etapas de Implantação
Etapa | Descrição | Stakeholders |
01 | Coordenadores por região (1 ou 2 de IES destas regiões) | SECITECE, IES |
02 | Determinar a quantidade de equipes e número de agentes das equipes para obter uma cobertura estadual. | IES de todo o Ceará |
03 | Preparar questionários Google Forms para inscrição dos atores que integrarão a rede de agentes CTAEM lançado em Edital pela SECITECE | SECITECE, IES |
04 | Seleção de estudantes (bolsistas) nas diversas instituições de ensino superior do Estado para compor as equipes. | IES de todo o Ceará |
05 | Capacitação dos agentes para mapeamento em todo o estado das dificuldades de aprendizagem e avaliação adequada de cada situação | IES de todo o Ceará |
06 | Avaliação Mensal do programa por coordenadores regionais, poderá ser feita on-line, com coleta de dados via Google Forms. | IES de todo o Ceará |
07 | Entrega dos relatórios a SECITECE após três meses de coleta de dados | Todos os agentes e Coordenadores |
08 | Análise e elaboração das diretrizes para orientar as o plano de ação para a real solução dos problemas | Coordenadores |
09 | Aplicação das soluções propostas para melhoria do ensino das áreas de ciência, tecnologia, artes, engenharia e matemática. | Todos os atores envolvidos |
Resultados
Com os dados gerados pelas diversas equipes de agentes, os líderes dos grupos de agentes vão poder identificar os problemas e dificuldades tanto na aprendizagem como na inclusão. Em seguida, eles partem para as medidas que venham a solucionar cada microrregião atendida pelos agentes.
Toda esta mobilização permitirá uma melhoria no ensino das áreas da ciência, tecnologia, artes, engenharia e matemática, possibilitando ao estado e aos jovens um conhecimento ampliado que irá alavancar a ciência e a tecnologia no estado do Ceará.
Próximos passos
A médio prazo, monitorar todo o programa por meio de auditorias, com os bolsistas refazendo as visitas coletando os dados e ver a efetividade da ajuda dos agentes.
A longo prazo analisar os indicadores de ciência e tecnologia e a melhoria do ensino em todas as áreas.
0 comentários