FuturUs – Jovem do Amanhã
Líderes e participantes da equipe
Camila Forte, Daniel Gularte, Dermeval Carneiro, Emanuel Vinicius, Joao Justo, Marcus Rodrigues, Marcus Venicius, Mario Alves, Mauro Oliveira, Rodolfo Sena, Samuel Facanha, Silvio Ramos, Stefany Tavares, Uirá Porã
Objetivo do projeto
Criar programas e projetos que deem oportunidades que permitam ao jovem a desenvolver sua melhor versão. Jovem ensinando (aprendendo) jovem. Este é o mantra do FuturUs: jovens solidários, engajados, antenados, em prol de uma sociedade mais acolhedora e colaborativa.
Na construção do perfil desse jovem temos o desafio de entender as expectativas e as necessidades humanas além dos aspectos da vida de um indivíduo essenciais para alcançar a satisfação ou felicidade plena.
Percebe-se como objetivo trabalhar as exigências do mercado que exige tanto a competição (hard skills), como também a humanidade precisa de compaixão e empatia (soft skills).
Atender a legislação educacional do país e as concepções pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular, bem como as necessidades da extensão universitária curricularizada como oportunidade de engajamento das práticas acadêmicas com olhar social, descritas a seguir:
- Definição do conhecimento científico e tecnológico a ser desenvolvido em favor dos educandos para a construção de suas competências pessoais e profissionais;
- Aplicação de procedimentos metodológicos que atendam a execução do planejamento traçado objetivando autonomia do estudante na apreensão e reelaboração dos conteúdos programáticos, aplicando métodos científicos na solução de problemas para que o estudante seja capaz de assimilar a novas situações do conhecimento.
- Avaliação quantitativa e qualitativa de todos os processos institucionais com vistas a constante atualização das ações previstas;
- Inovar os processos educacionais sempre que necessário visando atender as exigências do mundo contemporâneo.
Justificativa
O mundo será conduzido, em um futuro muito próximo, pela juventude de hoje, jovens que serão os adultos de amanhã. E o futuro não pode ficar à mercê do acaso, ao apostar-se em futuros líderes forjados pela falta de formação, de capacitação e de oportunidades. Não se terá uma sociedade democrática sem o acesso de todos os seus jovens, em especial os jovens marginalizados nas periferias e nas brenhas do interior, vulneráveis à droga alastrada, jovens sem formação, sem emprego, sem esperança. É responsabilidade das lideranças de hoje corrigir essa injustiça social nocauteada pela falsa meritocracia que, em geral, dá mais a quem mais tem.
Nada mais forte do que tocar na autoestima do jovem, tanto daquele que ensina como daquele que aprende. A magia dessa relação afeta habilidades comportamentais e sociais (soft skills), habilidades técnicas (hard skills), oportunidades e tudo o mais para um melhor futuro. É essencial a harmonização do processo de ensino objetivando a vida em sociedade de forma harmônica, segundo a formação integral construída na relação docente, discentes e seus pares. Haverá então harmonização com a metodologia educacional e a sistemática de avaliação.
A proposta curricular de ensino e aprendizagem deve pautar-se, no Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura enviado à UNESCO, que estabelece os seguintes pilares para o novo paradigma emergente da educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.
Etapas de Implantação
Etapa | Descrição | Stakeholders |
01 | PLANETA JOVEM – programa de desenvolvimento do jovem em sua melhor versão. Programa anual promovido pelo Iracema Digital com alunos das escolas de ensino médio e Institutos Federais com duração de 4 meses, usando metaverso, jogos e interação entre os jovens em práticas de desenvolvimento de soft skills. | SEDUC, IFCE,
Iracema Digital |
02 | ESCRITÓRIO JOVEM – implementar nas Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante um escritório de projetos (com infraestrutura, conectividade e bolsas) para que os jovens possam desenvolver em seus estágios (terceiro ano) práticas com a comunidade, levantando, refinando e desenvolvendo soluções locais. | SEDUC, SECITECE |
03 | LUDORAMA – inserir programa de formação em jogos de impacto do Instituto Bojogá para os jovens cearenses, transformando a realidade onde moram, reduzindo a fuga de cérebros e promovendo o desenvolvimento econômico, sustentável e social dos jovens. Atualmente o programa roda apenas em Fortaleza, e promove de ações de fruição a construção de jogos para o bem-estar e felicidade das pessoas. | SEDET, Iracema Digital, Instituto Bojogá |
04 | FESTIVAL DO CONHECIMENTO – Incentivar festivais de inclusão e transformação digital em todas as regiões do estado do Ceará, através de programas itinerantes de cultura digital e tencologias inovadoras (jogos, robótica, metaverso, etc) em caravanas em cidades estratégicas com programação voltada para jovens. Estes festivais devem acontecer em parceria com os Institutos, Laboratórios de Inovação, Ifces e outros interessados em colaboração e difusão do conhecimento. O calendário deve ser montado anualmente e deve priorizar o Interior. Um festival final deve ser programado na Feira do Conhecimento. | Instituto Bojogá, Seduc,
Secitece, Secult, Setur |
Resultados
- Fomentar e despertar nos jovens a construção da sua melhor versão através de linguagens disruptivas e inovadoras
- Equilibrar a formação dos jovens nas exigências do mercado futuro nos perfis formativos.
- Despertar na sociedade a necessidade de mudanças pedagógicas
- Comprometer os jovens com os problemas coletivos que os cercam
- Apoiar e formar os docentes para o novo modelo pedagógico
Próximos passos
- Definir uma OS para gerenciar as atividades com os parceiros e secretarias
- Criação de GT e comissão da juventude cearense para realizar o programa
- Definir dotação orçamentária para o projeto
- Convidar instituições que vão operacionalizar o projeto e montar calendário para 2023
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