Pirambu

Na década de 30, mas especificamente em 1932, retirantes fugindo da seca no interior do Ceará e dos campos de concentração que se formavam em Fortaleza para barrar o contingente dos flagelados, nasceu o bairro Pirambu. A comunidade inicialmente formada por pescadores, aumentou a população rapidamente. Localizado no litoral oeste da cidade, bem próximo à praia e à ferrovia, o território foi ocupado por barracos insalubres, fome e um alto índice de violência.

Desde cedo o estigma da miséria andou lado a lado com a luta da comunidade contra as injustiças sociais. Em 1962, no primeiro dia do ano, milhares de pessoas foram às ruas, em direção ao Centro da cidade reivindicar melhores condições de vida. Foi a primeira marcha do Pirambu. Uma luta organizada e pacífica que inspirou gerações inteiras.

Oficialmente, para a Prefeitura Municipal, o bairro tem 17,7 mil habitantes, segundo a plataforma Fortaleza em Mapas. Porém, o último levantamento do IBGE, com base no Censo de 2010, dá conta de pelo menos 42,6 mil moradores, porque avança sobre áreas vizinhas para formar o “Grande Pirambu”.