Inscrições abertas para oficina de robótica sustentável
Inscrições abertas para oficina de robótica sustentável

O curso de Robótica Sustentável combina tecnologia, criatividade e consciência ambiental. Nele, os participantes aprendem a construir e programar robôs utilizando materiais recicláveis e soluções de baixo impacto ecológico. A proposta vai além da engenharia: estimula o pensamento crítico, a inovação e o compromisso com um futuro mais sustentável. Ideal para estudantes, educadores e entusiastas da tecnologia verde.
📌 Duração: 3 horas
📍 Local: Rua Nossa Senhora das Graças,1097 – Cristo Redentor (Casa do Saber)
🕓 Horário: Sábado(24/05/2025), das 09:00 horas até 12:00 horas
📝 Inscrições: Gratuitas – Faça já a sua na secretaria da Casa do Saber
Cronograma da oficina
CONTEÚDO #01 | Introdução à Robótica e ao Pensamento Lógico
(Entender o que é robótica, sua presença no cotidiano e como o raciocínio lógico é a base para a construção e programação de robôs.) |
CONTEÚDO #02 | Comandos, Algoritmos e Sequência Lógica
(Introdução sobre o que é um algoritmo computacional e apresentar como isso é a base para controlar qualquer robô ou sistema inteligente.) |
CONTEÚDO #03 | Estruturas de Decisão: ‘Se…então’ na Robótica[Condicionais]
(Compreender como robôs tomam decisões com base em condições, usando lógica como ‘Se isso acontecer, então faça aquilo) |
CONTEÚDO #04 | Introdução aos Sensores e Atuadores
(Explorar como os robôs percebem o ambiente (sensores) e reagem (atuadores), conectando lógica com o mundo físico) |
CONTEÚDO #05 | Atividade prática #01
(Lista de exercícios básicos de programação, atividade com intuito de aflorar o raciocínio lógico do estudante através da linguagem de programação) |
CONTEÚDO #06 | Sensores e Atuadores: Robôs que Sentem e Reagem
(Este conteúdo tem como objetivo explicar como os robôs captam informações do ambiente (sensores) e como executam ações (atuadores). Os alunos aprenderão a conectar a lógica com o mundo físico, criando uma compreensão mais profunda de como funcionam as máquinas interativas.) |
CONTEÚDO #07 | Apresentação do entregável final
(Os professores deverão apresentar aos alunos a oportunidade de aplicar o que aprenderam, criando um “robô” simples usando materiais acessíveis, como papelão ou garrafas pet. Isso os ajudará a entender como projetar e montar componentes básicos de robôs, mesmo sem tecnologia avançada.) |
CONTEÚDO #08 | Apresentação do Trabalho
(Alunos apresentarão seus respectivos trabalhos para os professores e colegas de turma) |