JORNADA DA INOVAÇÃO
Fases da Jornada
ONDE TUDO COMEÇA
FASE 1: FÓRUNS DE INOVAÇÃO
O desafio está posto: aproveitar a governança para construção de resultados, em outras palavras, transformar as articulações em ação, em negócios. Nossa jornada começa com o fortalecimento do ambiente de inovação para as micro e pequenas do Estado, através da criação de rede de inovação, interligando os centros de referência nos diversos territórios
Seminários envolvendo os territórios
Aproximação Institucional
FASE 2: VIVÊNCIAS
Uma experiência prática e imersiva no campo da inovação. Participação ativa em atividades, projetos ou processos que buscam desenvolver e aplicar novas ideias, métodos, tecnologias ou abordagens para resolver problemas ou criar valor em diferentes contextos. Essas vivências são frequentemente bate-papos, hackathons, rodas de conversa, grupos de trabalho e muito mais.
Momento de pivotar
FASE 3: METODOLOGIA ELI
Engajar os atores institucionais no processo de construção coletiva de implementação do ecossistema local de inovação das comunidades de startup que vêm sendo trabalhadas pelo Sebrae-CE, visando identificar as propostas de
implementação e organização do ecossistema local de inovação, por meio de um workshop.
Inovação estratégica
Inteligência competitiva
FASE 4: DIAGNÓSTICO
Oficinas para o levantamento, junto aos atores institucionais, de informações sobre as principais
iniciativas com foco na melhoria do nível de inovação do ecossistema das comunidades de startups em cada território, visando o mapeamento de referido Ecossistema de Inovação, assim como a definição da Governança e, consequentemente, a organização do Ecossistema e, principalmente o engajamento dos atores.
FASE 5: OFICINAS TEMÁTICAS
Promover, em cada território, oficinas teáticas para despertar o que há de melhor em inovação disruptiva, fazendo os participantes pensarem fora da caixa. Para esse ano, acontecerá um curso sobre games de impacto, visando a criação de negócios.
Retomando a educação empreendedora
FASE 6: METODOLOGIA ELI
Já no momento da elaboração do Plano de Trabalho das comunidades de startups em cada território, serão oferecidos cursos técnicos, gerenciais e de educação empreendedora, conforme demandas anteriormente identificadas nos diagnósticos.
Planejamento dos territórios
Propostas efetivas para os setores
FASE 7: EVENTO ESTRATÉGICO
Realizaremos, em parceria com o Sebrae-CE, a programação de inovação do Siará Tech Summit, onde gestores, líderes, startups, empreendedores de diversos setores e investidores reunidos para compartilhar experiências, fomentar novos negócios, movimentar o ecossistema de inovação cearense e impulsionar o desenvolvimento de todos.
FIM DA JORNADA
FASE 8: INOVAÇÃO ABERTA
Visando fortalecer a inovação e ampliar o número de empresas inovadoras, promover em cada território, oficinas, aproximando startup das empresas locais.